Pensar Palestina #3  

Media e Representação: quem narra a Palestina? 

A terceira sessão do ciclo Pensar Palestina propõe uma reflexão sobre a forma como a Palestina é representada nos meios de comunicação portugueses e internacionais. A construção e a circulação das notícias sobre o genocídio, a interdição de jornalistas internacionais em Gaza e as vozes que são amplificadas ou silenciadas contribuem para uma narrativa profundamente desigual.  

Dois jornalistas portugueses vão trazer-nos a sua perspetiva sobre o papel dos media neste conflito: José Manuel Rosendo, da RTP, com longa experiência na cobertura do Médio Oriente e de vários conflitos internacionais desde 2003, e Patrícia Fonseca, fundadora do jornal Médio Tejo e antiga repórter da Visão, cuja reportagem em Gaza, em 2009, foi distinguida internacionalmente no prémio Bayeux-Calvados para Correspondentes de Guerra. 

A sessão abre com uma leitura encenada, pelo ator Filipe Vargas, da última mensagem do jornalista Hossam Shabat, que pediu que fosse tornada pública após o seu assassinato. Hossam tinha 23 anos quando foi morto, em março deste ano, num ataque israelita ao carro em que seguia, na arruinada cidade de Beit Lahiya, enquanto realizava entrevistas. O texto começa assim: 

“Se estão a ler isto, significa que fui morto – provavelmente de forma deliberada – pelas forças de ocupação israelitas. Quando tudo isto começou, tinha apenas vinte e um anos, um estudante universitário com sonhos como qualquer outra pessoa.” 

A sessão decorre no dia 27 de novembro, às 18h00, no Auditório B1 da NOVA FCSH.

Este evento poderá ter captação de fotografias e de vídeo para divulgação nas plataformas de comunicação da NOVA FCSH.