Do Jumstyle às políticas públicas em jornalismo de dados; da arte do clown à análise da interação entre cidadãos e governos locais nas redes sociais; da relação entre saúde mental e sistemas de recomendação de entretenimento à análise da esquerda e direita brasileiras em grupos de Whatsapp.

Assim decorreu a Winter School 2023, uma iniciativa ICNOVA que permite aos alunos de doutoramento de Ciências da Comunicação e Digital Media apresentar os projetos de curso e ouvir, em tempo real, comentários de investigadores ICNOVA que trabalham temáticas afins.

A diversidade de temas abordado espelha também a diversidade da investigação que é feita no ICNOVA, através dos seus grupos de investigação e laboratórios. Na sessão, foram apresentados os seguintes projetos por alunos de doutoramento:

• Raquel Madeira – “Da Internet para os palcos da dança: o Jumpstyle
  • Miriam Sousa e Freitas – “Abrir o corpo para o processo criativo – práticas incorporadas”
  • Isabella Moura – “Os dados do governo português enquanto fonte de produção jornalística: contributos para a cobertura de políticas públicas”
  • Lucas Rohan Machado – “Rastreamento de interações entre governos e cidadãos nas redes sociais durante processos eletrónicos de tomada de decisão”
  • Geraldo Filho – “A esquerda e a direita brasileiras no Whatsapp
  • José Sotero – “Types of recommender systems and impacts on the mental health of users aged 15-25

A sessão de abertura ficou a cargo de Noortje Marres (Universidade de Warwick, UK). A keynote speaker abordou a relevância dos métodos digitais para estudos sociológicos a partir de um estudo sobre a testagem à Covid-19 no Twitter.

Veja, na galeria de imagens, alguns dos momentos da Winter School 2023.