“Começa a ser por demais evidente que a “velha” Internet dos utópicos fundadores da rede, como Tim Berners-Lee e Vint Cerf, é cada vez mais uma miragem. Ganha agora maior expressão o receio de que as tecnologias e os sistemas de “customização” dos utilizadores da rede dominem hoje as plataformas digitais e espraiem-se perigosamente para o campo da política, dos processos eleitorais, e da vida em geral dos cidadãos. Dir-se-ia mesmo que mais do que um receio é já uma evidência. Com a agravante de que o novo paradigma, modulado pelo “algorithmic turn” e pelo “dataism”, isto é, pela IA – Inteligência Artificial, pelo Big Data e pelo “machine learning”, estar ele próprio a contaminar o processo de produção, edição, distribuição e acesso à informação noticiosa.

“Este é certamente um dos maiores problemas que a Internet desencadeou nos tempos mais recentes. Também as questões da diversidade cultural e da pluralidade das vozes no atual ambiente digital global estão a levantar novos problemas, para além dos já identificados no contexto de migração do campo dos média clássicos para a galáxia da Internet. Se, com os media tradicionais, imperou uma lógica de fechamento sobre o “mesmo”, com o digital acreditou-se, num primeiro momento, na “apoteose” do sonho da diversidade. Mas a verdade é que a eliminação dos antigos filtros de seleção e distribuição da informação não parece estar a acontecer.”

No seu novo livro Francisco Rui Cádima reflete sobre as ameaças e os desafios que começam a condicionar a nossa vida cada vez mais dependente e interligada à Internet. Tim Berners-Lee sintetizava muito bem os perigos que se avizinham, elencando três dos mais evidentes: o cerco à neutralidade da rede, as fake news e a crescente polarização da web. O que significa que essa mirífica plataforma aberta que permitiria partilhar informação e democratizar a sociedade está a ser claramente desafiada por uma alta concentração da indústria e por algoritmos que se constituíram nos novos gatekeepers. A obra de Francisco Rui Cádima, que reúne alguns dos seus últimos artigos e conferências, é uma reflexão em torno destes temas e das ameaças que agora nos assolam (Edição MediaXXI).

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro