Ana Viseu, investigadora e professora no Instituto de Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, participou na 19ª temporada do programa Sociedade Civil, programa exibido toda quintas-feiras as 14h00, no canal 2 da RTP. Em episódio dedicado ao tema “Novos Media” o programa abordou como os novos media têm impactado o cotidiano e o modo que encaramos a realidade hoje.

No episódio, a investigadora ponderou sobre os pontos positivos e negativos dos novos medias: “É verdade que hoje em dia quase todos têm um smartphone e isso é uma democratização tremenda em termos de acesso à cultura (…) Tenho críticas aos abusos dos novos media, mas de facto é fabuloso termos capacidade de aceder a tudo que se passa no mundo com apenas um toque no telemóvel.”

Viseu apontou ainda que o modelo de negócios dos novos media hoje tem sido radicalmente diferente dos media clássicos e mais antigos. Compreender esse novo modelo de negócios é importante, principalmente para governos e reguladoras. “Somos nós que pagamos online pelo modelo de negócios das mídias digitais. E pagamos nós, como? Com os dados. Quando eu facilito acesso aos meus dados pessoais e privados.”.

Apesar do cenário preocupante, a investigadora afirmou estar otimista e acredita que nos próximos anos veremos enormes transformações, nomeadamente na regulação dos novos media, pois desde 2016 com a eleição de Trump, verifica-se que governos e reguladoras têm criado políticas públicas e novas legislações (tais como Digital Services Act o On-line Service Act) na Europa e nos Estados Unidos, de forma a regular as redes sociais e Big Techs.

“O Código é poder (…) Hoje sabemos que os dados não são neutros e os dados são novas formas de poder, os dados e novas media podem moldar nossa forma dever a  realidade. (…) Felizmente reguladoras e os governos têm prestado mais atenção às redes sociais e às big techs.” – concluiu Viseu.

Viseu ainda falou do projecto Lojas Autônomas, desenvolvido no iNOVA Media Lab do ICNOVA, que busca pensar as mudanças e impactos das novas tecnologias no cotidiano das cidades e como a tecnologia tem transformado a cidade numa “forma mediática”.

O programa completo está disponível na RTP Play, aqui: https://www.rtp.pt/play/p12678/sociedade-civil

Para ver mais sobre o projeto Lojas Autônomas: https://autonomoustores.fcsh.unl.pt/?page_id=490&lang=pt

Sobre o programa “Sociedade Civil”: Cinco dias por semana, cinco temas de interesse com apresentação de Luís de CastroO Sociedade Civil é um programa com História que quer fazer cada vez mais parte do dia-a-dia de todos os portugueses. São questões públicas debatidas por gente distinta, temas particulares apresentados de forma clara. Apresentado pelo jornalista Luís Castro, de segunda a sexta-feira, às 14h00, na RTP2 e noutros horários nos canais internacionais. Classificação Indicativa: Livre/Todos.

Sobre o episódio: Quando Guttenberg inventou a imprensa, em 1455, era um Novíssimo Media. A mudança sempre foi natural na comunicação, mas que impacto tem hoje a inovação na maneira como consumimos os media? É o tema do próximo Sociedade Civil…