O projeto de investigação Redes de Participação Política no Facebook em Portugal (PTDC/COM-CSS/28269/2017) está a receber, para o seu colóquio de encerramento, propostas de comunicação subordinadas ao tema: atividades comunicacionais de atores políticos oficiais e não oficiais em plataformas online de redes sociais, com especial ênfase no Facebook.

Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e, mais recentemente, TikTok e Telegram têm ganho uma crescente relevância enquanto ferramentas de comunicação dos mais diversos atores políticos e com as mais diversas finalidades, da política partidária ao ativismo.

O colóquio de encerramento do projeto Redes de Participação Política no Facebook em Portugal irá apresentar os resultados da investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O evento pretende também promover o diálogo com a comunidade académica, divulgando trabalhos de investigação exteriores à equipa, que partilhem da mesma área ou recorram a metodologias afins, nomeadamente análise de redes sociais, análise de conteúdo, análise de sentimentos e emoções, modelos de aprendizagem automatizada e processamento de linguagens naturais.

Para esta chamada de trabalhos serão aceites comunicações assentes em pesquisa sobre a atividade política em plataformas de redes sociais, que se encaixem nas seguintes temáticas:

– Comunicação política, nomeadamente em contexto de campanha eleitoral;
– Ativismo e atores políticos não oficiais;
– Discurso de ódio e populismo;
– Desinformação e fact-checking;
– Formas de envolvimento por parte dos utilizadores comuns.

Aceitam-se comunicações em português, inglês, espanhol ou francês. As propostas devem ser enviadas em formato Microsoft Word e conter: (1) título; (2) resumo de máximo de 500 palavras que contenha pergunta de investigação, metodologia utilizada, descrição dos dados, resultados e relevância; (3) até cinco palavras-chave; (4) identificação de autoria (instituição, contacto e área de especialização).

As propostas, assim como eventuais pedidos de esclarecimento, devem ser enviadas para o seguinte endereço de email: iloaguiar@fcsh.unl.pt. O prazo para submissão foi prorrogado até 31 de maio de 2022. Os trabalhos aceites serão apresentados no colóquio, que terá lugar nos dias 15 e 16 de setembro, uma iniciativa do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), da Universidade NOVA de Lisboa.