A partir de um protocolo de colaboração entre o ICNOVA e a Junta de Freguesia de Penha de França, Lisboa, o projeto PATEC – Portuguese Attitudes Toward Energy Consumption vem trazer novos dados na forma como se pode sensibilizar, de forma eficaz, para comportamentos energeticamente responsáveis.

O projeto de investigação é apoiado pelas duas entidades e assenta em dois estudos realizados junto da população de Penha de França, com três objetivos previamente definidos:

1. Identificar as atitudes dos portugueses em relação ao consumo de energia no setor doméstico;
  2. Identificar quais as componentes de atitude que poderão ser mais resistentes à mudança;
  3. Testar a eficácia de diferentes mensagens persuasivas, em diferentes segmentos da população, visando perceber se o consumo eficiente de energia é mais estimulado através de difusão da informação ou pela influência social (difusão de comportamentos de outras pessoas).

Que tipo de resultados podem já ser analisados? Nesta fase do projeto, um primeiro estudo, qualitativo, traz algumas conclusões a respeito dos fatores que influenciam comportamentos e que abordagens podem ser mais eficazes em termos de comportamentos eficientes a nível energético.

O estudo incidiu em diferentes grupos focais da mesma comunidade, numa amostra definida com base nas características sociodemográficas da Penha de França (grau de representatividade de 0,1% do universo em análise). Os resultados sugerem alguns dados relevantes a ter em conta em futuras intervenções de sensibilização de comportamentos para um uso sustentável de energia:

• A falta de capacidade (nomeadamente física) é o que mais leva a um consumo ineficiente de energia;
  • A ausência de motivação (tanto reflexiva como automática) é o fator menos decisivo na adoção de comportamentos de consumo eficiente de energia;
  • Educação, treino, capacitação, restrição e reestruturação ambiental são as cinco funções de intervenção relevantes para a promoção de um comportamento energeticamente responsável (modelo da Behavior Change Wheel).

Com coordenação a cargo de Ana Margarida Barreto (investigadora responsável, grupo de investigação de comunicação estratégica do ICNOVA) e a partir do universo da freguesia de Penha de França, a equipa associada ao PATEC vai continuar a investigar e a refletir sobre como melhor promover comportamentos energeticamente sustentáveis. Da academia para a construção de um mundo mais sustentável.