Desenvolvido no âmbito do projeto europeu ySKILLS, coordenado por Cristina Ponte, este recurso digital permite dar a conhecer as perspetivas de jovens sobre novas tecnologias e de que forma podem as competências digitais auxiliá-los a lidar com as suas vulnerabilidades psicológicas.





As tecnologias digitais possibilitam aos jovens acederem a informações úteis socializarem ou mesmo distraírem-se quando passam por momentos difíceis. As redes sociais permitem também que jovens se liguem a outros que partilham dificuldades semelhantes e assim encontrem acolhimento. Contudo, as tecnologias também potencializam efeitos nocivos para a autoestima, porque encorajam “uma cultura doentia de comparação”, que “nem sempre se pode controlar ou prever o que se vai ver”.

Estas são algumas conclusões fornecidas por 60 jovens em situação de vulnerabilidade psicológica e participantes do estudo sobre competências digitais, cujo resultado pode ser encontrado na plataforma da CriA.On, associada a duas unidades de investigação, o ICNOVA e o CICS.NOVA, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Desenvolvido no âmbito do projeto europeu ySKILLS, este recurso digital visa aprofundar os estudos sobre bem-estar e competências digitais na adolescência. Para os participantes do projeto do Reino Unido e Noruega as competências digitais são essenciais para os auxiliar a “saber neutralizar algoritmos que sugerem conteúdos negativos” e a “saber identificar em quem se pode confiar na internet”.

Os jovens participantes também ajudaram os investigadores a comunicar os seus resultados em linguagem acessível, para que atinjam outros jovens e cheguem a profissionais de saúde. Os recursos gerados foram traduzidos para nove línguas dos países participantes, entre elas o português. A tradução para português contou com a colaboração de uma psicóloga educacional e foi validada por adolescentes quanto à clareza da linguagem.

Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e coordenadora da equipa portuguesa do projeto ySKILLS, destaca que este novo recurso digital irá tornar possível conhecer as vivências particulares dos jovens europeus: “Por exemplo, raramente estes jovens procuram ajuda ou conselhos de pessoas que conhecem pessoalmente, por recearem ser mal-interpretados, punidos ou culpabilizados por coisas que correram mal online. E também referem que adultos que os procuram ajudar nem sempre entendem as suas vidas digitais nem respeitam a sua privacidade.”, acrescenta.

 Lançado hoje em Portugal o recurso digital tem como objetivo auxiliar jovens e profissionais de saúde a compreenderem os efeitos positivos e negativos das tecnologias digitais. O recurso já está disponível para ser descarregado e visualizado de forma online e gratuita na plataforma da CriA.On. Veja o resultado aqui.

Palestra pela Profa. Marita Surken

A palestra “Enfrentando Passados Violentos, Repensando o Memorial e o Monumento” decorre no dia 20 de maio às 18h, auditório B2 da NOVA FCSH. Esta

Palestra pelo Prof. YUK HUI

Palestra pelo Prof. YUK HUI 10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1 Entrada Livre Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias Doutoramento em Ciências