Está aberta a 1ª fase de candidaturas aos Mestrados e Doutoramentos da NOVA FCSH!

Diversos cursos oferecidos são associados à Unidade de Investigação do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) que apresenta uma diversificada oferta curricular.

Veja abaixo a lista completa dos cursos de pós-graduação ministrados e preparados pelos investigadores do ICNOVA. Inscrições para 1ª fase abertas entre 29 de janeiro a 12 de abril de 2024.

MESTRADOS

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – Coordenado por Maria Irene Aparício

O Mestrado em Ciências da Comunicação foi renovado em janeiro de 2022, mantendo a oferta de 5 áreas de especialização – Cinema e Televisão, Comunicação e Artes, Comunicação Estratégica, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, e Estudos dos Media e do Jornalismo. Mais informações aqui.

COMUNICAÇÃO DE CIÊNCIA  – Coordenado por António Granado

Durante a parte curricular do mestrado, os alunos têm oportunidade de discutir a relação entre ciência e sociedade e a responsabilidade dos cientistas nessa relação, de conhecer a evolução do próprio conceito de comunicação de ciência, de aprender e treinar ferramentas de comunicação estratégica e de jornalismo, e de contactar com exemplos de projetos de comunicação bem sucedidos. Associação entre a NOVA FCSH e o ITQB NOVA. Mais informações aqui.

JORNALISMO – Coordenado por Dora dos Santos Silva.

Além dos docentes de carreira com experiência profissional relevante, o Mestrado em Jornalismo conta também com a participação de reputados profissionais da área, que são responsáveis pelos seminários de jornalismo especializado. Mais informações aqui.

NOVOS MEDIA E PRÁTICAS WEB – Coordenado por Ana Viseu.

Este mestrado é uma associação entre a Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCSH, a Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), a Università degli Studi di Bergamo (Itália), a Université de Perpignan Via Domitia (França), a University of Guelph(Canadá), a University of Saint Andrews (Reino Unido), a University of Sheffield (Reino Unido) e a Uniwersytet im. Adama Mickiewicza w Poznaniu (Polónia). Mais informações aqui.

ARTES CÉNICAS – Coordenador por Paulo Filipe Monteiro

O Mestrado em Artes Cénicas (MAC) tem vindo a desenvolver um novo tipo de reflexão sobre as artes cénicas, não tratadas enquanto literatura. Estaremos focados no ato performativo que cria uma poética própria da cena, inconfundível. Não queremos formar atores ou bailarinos ou cantores: queremos formar artistas. Mais informações aqui.

HISTORY IN THE PUBLIC SPHERE (Erasmus Mundus)- Coordenado por Pedro Aires Oliveira.
* M.A interdisciplinar com docentes do CRIA, CHAM, ICNOVA, IHC, IHA e IEM.

The MA History in the Public Sphere (HIPS) is an academic joint venture between NOVA University, through NOVA FCSH, and the Central European University (Austria and Hungary), Tokyo University of Foreign Studies (Japan) and University of Florence (Italy), funded by the Erasmus Mundus Plus of the European Union and the Inter-University Exchange Project (IUEP) of the Japanese Ministry of Education, Culture, Sports, Science and Technology (MEXT). For a more comprehensive view of the Programme, check the Master’s official website here.

TISE – TRANSITION, INNOVATION AND SUSTAINABILITY ENVIRONMENTS – Coordenado por Jorge Rosa

O Mestrado em Transição, Inovação e Ambientes Sustentáveis resulta da iniciativa de um consórcio de universidades europeias dirigido pela Donau-Universität Krems (DUK) que tem como parceiras a NOVA FCSH, a Poznań University of Economics and Business (PUEB) e a University College of Dublin (UCD). Mais informações aqui.

DOUTORAMENTOS

CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO – Coordenado por Cristina Ponte

O programa do Doutoramento em Ciências da Comunicação foi desenhado após análise às melhores experiências estrangeiras, que assentam num sólido equilíbrio entre o aprofundamento da investigação numa área específica das ciências da comunicação e a abertura interdisciplinar própria de um terceiro ciclo de estudos. Duas unidades curriculares obrigatórias no primeiro semestre preenchem os requisitos de promoção de ambiente interdisciplinar e de desenvolvimento de capacidades metodológicas. As restantes unidades curriculares preenchem o requisito da especialidade que o doutorando já terá identificado como objecto da sua investigação. Mais informações aqui.

MEDIA DIGITAIS – Coordenador por Paulo Nuno Vicente

*Em associação com a NOVA FCT, U. Porto e U. Lisboa. O programa de Doutoramento em Media Digitais constitui uma associação entre a Universidade do Porto, a Universidade NOVA de Lisboa, através da NOVA FCSH e da FCT NOVA, em associação com a Universidade de Lisboa (Faculdade de Ciências e Instituto Superior Técnico). Este programa doutoral fornece um plano curricular avançado na área dos Media Digitais, tendo em vista a formação de líderes para os processos de Transformação Digital. Mais informações aqui.

ESTUDOS ARTÍSTICOS – ARTE E MEDIAÇÕES Coordenado por João Mário Grilo.

Mais informações aqui.

—-> Consulte aqui a oferta letiva para o ano letivo 2024/2025, bem como todos os documentos necessários. Candidaturas em inforestudante.fcsh.unl.pt