PRAZO ALARGADO: 5 de Abril de 2024 (sexta-feira)

Conferência organizada pela Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto
Politécnico de Lisboa – em parceria com Narrativa, Média e Cognição – como uma
ode à impureza medial e artística. Estamos particularmente interessados em estudos
de caso ou argumentação teórica sobre formas de arte enquanto media e as suas
variadas e abundantes ligações, muito para além das relações dualistas que são
a condição mínima de intermedialidade (ou seja, da inter-relação entre formas de
arte).

Línguas da conferência: inglês e português
Página da conferência: https://intermedialconnections.estc.ipl.pt

Tópicos sugeridos (entre muitos outros possíveis):

  • Concepções de media, intermedialidade, cross-media.
  • Mediação, remediação, transmediação.
  • Hibridismo, fronteiras entre media, miscigenação, fusão.
  • Formas de arte como meios qualificados, meios como veículos artísticos.
  • Primórdios das práticas interartísticas / intermediais.
  • Casos interartísticos ao longo da história.
  • Problemática da especificidade medial no seio da intermedialidade.
  • Casos de fusão artística.
  • Novas linguagens artísticas geradas por combinação de artes.
  • Artes expandidas e pós-mediais.
  • Adaptação ou expressão narrativa nas artes.
  • Ekphrasis audiovisual ou performativa.
  • Sensorialidade nas artes e objectos artísticos.
  • Espaço e tempo nas artes.
  • Movimento e ritmo vs. estatismo nas artes.
  • Visualidade vs. performatividade.
  • Propriedades artísticas.
  • Adesão espectatorial e imersão.

    Oradores convidados:
  • Ágnes Pethő – Sapientia Hungarian University of Transylvania (Roménia)
    Autora de Cinema and Intermediality. The Passion for the In-Between (2011).
    Editora de Caught In-Between. Intermediality in Contemporary Eastern
    European and Russian Cinema (2020), The Cinema of Sensations (2015), Film
    in the Post-Media Age (2012), Words and Images on the Screen. Language,
    Literature, Moving Pictures (2008).
  • Chiel Kattenbelt – Utrecht University (Países Baixos)
    Co-editor de Mapping Intermediality in Performance (2010), Intermediality in
    Theatre and Performance (2006).
  • Paulo Filipe Monteiro – FCSH, Universidade Nova de Lisboa
    Académico e artista multidisciplinar, active nas áreas do cinema, teatro e
    escrita. Atualmente é dramaturgista de performances de dança e investiga o
    método de Pina Bausch desde que estagiou com ela em Wuppertal em 2020.
    Realizou a curta-metragem de screedance Pas de Quoi (2020).

Submissão:

Convidamos à submissão de propostas para uma apresentação oral individual de 20
minutos. Esta conferência é essencialmente presencial. Porém, uma pequena quota
será destinada a comunicações remotas, atribuível a investigadores afiliados em
instituições académicas de fora da Europa.


A proposta deve conter um resumo (no máximo 500 palavras), 5 palavras-chave,
pelo menos 3 referências bibliográficas e uma pequena biografia do/a autor/a (no
máximo 250 palavras). Enviar para Fátima Chinita (chinita.estc@gmail.com).


Taxa de inscrição:
(Inclui pausas para café, um almoço ligeiro e jantar da conferência)
Investigadores: 120 €
Estudantes: 60 €
Apresentações remotas: 80 €

Publicação:
Tencionamos publicar uma selecção de artigos baseados nas comunicações
apresentadas na conferência, sob a forma de um número especial de revista
académica e/ou uma colectânea em contexto internacional. Ambas as línguas da
conferência serão contempladas.