O Festival Internacional de Cinema Universitário – CINENOVA, iniciativa, promovida desde 2019 pelo Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH e organizada por estudantes e professores universitários, tem aberto o prazo de submissão de curtas-metragens para a sua 5.ª edição até 3 de dezembro de 2023.

Os trabalhos podem ser submetidos gratuitamente através da plataforma FilmFreeway. Com uma duração máxima de 30 minutos, os filmes em competição devem ter sido concluídos a partir de julho de 2022, sendo obrigatório que os realizadores estivessem matriculados numa instituição de Ensino Superior aquando do período de produção do mesmo. O regulamento completo de participação bem como outras informações do festival podem ser consultadas na FilmFreeway.

A 5.ª edição do CINENOVA decorre entre 20 e 24 de fevereiro de 2024 na NOVA FCSH. O evento corresponde ao primeiro e único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal e tem como objetivos dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o cinema e os realizadores, estudantes e o meio universitário, assumindo-se como um espaço de diversidade e aceitabilidade.

Em 2022, o CINENOVA recebeu mais de 1450 filmes a concurso de 99 países e mais de 5000 pessoas estiveram em contacto com o festival através da projecção de filmes mas também das atividades paralelas dinamizadas pela organização, como masterclasses, debates, convívios e workshops.

Mais informações aqui.