Que nem Ícaros jornalísticos, empresas como a Vice News, BuzzFeed News ou Vox Media, ancoradas no enorme mercado dos Estados Unidos, voaram demasiado perto do sol, crescendo depressa e esquecendo-se dos valores e estratégias que permitiram a sua inicial escalada vertiginosa. Nos primeiros meses de 2023, a Vice declarou falência e a BuzzFeed teve de fechar portas da sua divisão de notícias. Com estes fracassos, o futuro do jornalismo independente e alternativo tornou-se mais incerto. Contudo, sugerem os investigadores ouvidos pelo Expresso, há ainda muitos “focos” por explorar.

Publicado no Expresso em 07 JUNHO 2023 20:00. Duas menções a Dora Santos Silva, investigadora do ICNOVA:

(…)

Depois, como nota Dora Santos Silva, professora da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA), estes projetos protagonizaram uma “mudança de paradigma” no jornalismo. Em vez de priorizar os interesses financeiros e dos seus anunciantes, começaram a colocar “o foco nos leitores e no que os públicos queriam”.

(…)

Nesse sentido, faltou preparação e visão estratégica que tivesse em conta a volatilidade de uma lógica de funcionamento alicerçada nas redes sociais. Dora Santos Silva afirma que são muitos os fatores em jogo: é preciso balançar fontes de rendimento com “inovação editorial”, “posicionamento no mercado”, formação aos jornalistas ou a própria “identidade” da marca, e não apenas “reagir” às mudanças regulatórias ou ao que está na moda.

Matéria na íntegra aqui.