As edições ICNOVA acabam de publicar o livro Innovation in european journalism. The case of cultural journalism da autoria de Dora Santos Silva, coordenadora do GI Media & Jornalismo do ICNOVA e docente do Departamento de Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O livro analisa as estratégias de inovação em ambiente digital de órgãos de comunicação social europeus especializados na área da cultura ou com uma cobertura cultural relevante no seu alinhamento editorial. É, em grande parte, resultado da minha tese de doutoramento, defendida na NOVA FCSH em 2016, com o título original “Cultural Journalism in a Digital Environment: New Models, Practices and Possibilities”, no âmbito do doutoramento em Media Digitais, ao abrigo do programa UT Austin Portugal, com o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Desde então, o ritmo de mudança nos campos dos media, do jornalismo e das indústrias criativas não diminuiu. Aliás, aumentou e tornou-se mais sofisticado, tornando mais difícil o seu acompanhamento por parte da academia (e pelos nossos cérebros). Dada esta premissa, este livro preserva, por um lado, o referencial teórico e os resultados da investigação, servindo como um registo histórico de uma época desconcertante para o jornalismo cultural. Por outro, é atualizado com o que se tornou relevante entre 2016 e 2020, além de a parte empírica também ter sido alvo de um novo olhar. As atualizações sobre o estado da arte e da investigação estão disponíveis no final de cada capítulo sob o título “What happened next?” A introdução e a conclusão foram também atualizadas.

Acessível em acesso aberto, aqui.