O projeto REDs – Recursos Educativos Digitais tem como objetivo a conceção, criação e pilotagem de recursos educativos digitais para o 1.º ciclo do ensino básico nas áreas das Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. O financiamento do Programa Operacional do Capital Humano (POCH), de aproximadamente 650 mil euros, permitirá o desenvolvimento do plano de trabalhos ao longo de três anos.

O Ministério da Educação nunca desenvolveu um projeto curricular de produção de recursos educativos digitais, validados científica e pedagogicamente, que possam ser úteis aos professores e representar um valor acrescentado no desenvolvimento de mais e melhores aprendizagens. O projeto agora aprovado é, assim, pioneiro em Portugal.

A iniciativa enquadra-se nos objetivos definidos pela Comissão Europeia (H2020) para a melhoria da qualidade e eficiência do sistema de educação e formação para promoção do sucesso escolar. São parceiros deste projeto a Direção Geral de Educação, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico de Setúbal, e a Universidade e Aveiro. A equipa do iNOVA Media Lab é coordenada pelo Prof. Paulo Nuno Vicente (NOVA FCSH).

Apesar dos recursos educativos digitais se dirigirem preferencialmente aos alunos, o projeto vai disponibilizar igualmente orientações científicas e didáticas para os professores do ensino básico, apoiando a familiarização dos professores com ambientes digitais de aprendizagem. Todos os recursos ficarão disponíveis em acesso livre.

Numa primeira fase, os recursos digitais serão testados junto de professores e alunos em duas escolas (pilotagem), seguindo-se a disseminação por todas as escolas portuguesas, tratando-se de um projeto de alcance nacional.

RCL n°. 63 é publicada

Nova edição da Revista de Comunicação e Linguagens (RCL) está publicada: No. 63 (2025): “Imagens-Morte: Revisitando a ‘Imagem-Tempo’ de Deleuze no Cinema depois de 1985”