O ICNOVA/FCSH, em parceria com NUPEPA/ImaRgens e LAPS/USP, oferece esta oficina sobre o uso da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo.

O curso explora como essas ferramentas podem ser usadas como “assistentes de trabalho”, liberando profissionais de tarefas repetitivas e otimizando a produção criativa e editorial.

Os participantes poderão conhecer e refletir sobre os fundamentos das ferramentas de IA e suas limitações, além de aplicá-las para maximizar a produtividade com respeito aos princípios éticos e de transparência. As aplicações incluem análise de texto, transcrição, tradução, versão e legendagem de conteúdos, organização de recursos, pesquisa e investigação, bem como o conceito de treinamento de modelos.

Baseado em uma abordagem prática e fundamentada em estudos recentes, o programa equilibra inovação e análise crítica, considerando tanto as oportunidades quanto os riscos associados ao uso de IA na comunicação.

Data: 10/04 e 17/04 Quintas-feiras (2 encontros de 2h cada)

Horário: 18h – 20h (horário de Portugal) – 14h -16h (Horário do Brasil)

Duração total: 4h

Público-alvo: jornalistas, cientistas sociais e demais áreas das Humanidades que tenham interesse.

Modalidade: Ensino a distância (via Zoom)

INSCRIÇÕES: https://tinyurl.com/IAOficinaComunica-01

Organizadores: Allan Herison Ferreira & Ana Carolina Trevisan, doutorandos no ICNOVA.

+ info: https://www.imargens.com.br/…/mini-oficina-especial-de…

Rita Ponce no EvoKE2025 em Atenas

Rita Ponce, investigadora integrada do iNOVA Media Lab, foi uma das plenary speakers do encontro científico EvoKE2025, que decorreu entre 6 e 8 de novembro