O lançamento do livro «Catembe», de Maria do Carmo Piçarra, decorre amanhã, dia 30 de abril, às 14h30, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema.

O livro, publicado pelas Edições da Tinta-da-China, com apoio do projecto FILMar-Cinemateca Portuguesa, será apresentado pelo escritor Luís Carlos Patraquim, com a presença da autora e do realizador Manuel Faria de Almeida.

“Catembe” foi o filme com o maior número de cortes pela censura na história do cinema português.

Agora, o documentário ficcional de Manuel Faria de Almeida, que pretendia mostrar quem eram e como viviam os habitantes de Lourenço Marques, hoje Maputo, foi digitalizado e restaurado pelo projecto FILMar da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. O livro «Catembe: Esse obscuro desejo de cinema», de Maria do Carmo Piçarra, junta-se a este gesto de reparação simbólica, fazendo-se acompanhar do guião fac-similado e do DVD com o filme.

Chega às livrarias a 16 de Maio, mas já se encontra em pré-venda: https://tinyurl.com/mt2uhb7s

Palestra pela Profa. Marita Surken

A palestra “Enfrentando Passados Violentos, Repensando o Memorial e o Monumento” decorre no dia 20 de maio às 18h, auditório B2 da NOVA FCSH. Esta

Palestra pelo Prof. YUK HUI

Palestra pelo Prof. YUK HUI 10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1 Entrada Livre Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias Doutoramento em Ciências