A investigadora do ICNOVA Maria do Carmo Piçarra assegura, com José da Costa Ramos, a curadoria da exposição de fotografia “Augusta Conchiglia – Nos trilhos da frente Leste – imagens da luta de libertação de Angola”, patente no Doc Luanda 2023. O festival de cinema documental vai decorrer de 30 de março a 6 de abril, na capital angolana.

Trata-se de um desdobramento da exposição temporária que a equipa de curadores apresentou há dois anos no Museu do Aljube. A mostra permitiu apresentar imagens do primeiro álbum fotográfico e imagens inéditas de Augusta Conchihlia, que entrou clandestinamente em Angola para reportar a luta de libertação em curso, com o realizador Stefano de Stefani. Ao longo de um percurso de centenas de quilómetros nas zonas libertadas do Moxico e do Cuando-Cubango, Conchiglia tirou milhares de fotografias.

Agora no Doc Luanda 2023, a exposição vai ao encontro de um dos objetivos da organização do festival: promover exposições temáticas paralelas à programação de filmes que promovam o conhecimento e possam ajudar a divulgar a história do cinema.

Palestra pela Profa. Marita Surken

A palestra “Enfrentando Passados Violentos, Repensando o Memorial e o Monumento” decorre no dia 20 de maio às 18h, auditório B2 da NOVA FCSH. Esta

Palestra pelo Prof. YUK HUI

Palestra pelo Prof. YUK HUI 10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1 Entrada Livre Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias Doutoramento em Ciências