A investigadora do grupo Media & Jornalismo é editora, em conjunto com Maria José Brites (Universidade Lusófona) e Miguel Vicente (Universidade de Valladolid), de um número especial da Revista Mediální Studia / Media Studies (indexada na Scopus), dedicado ao tema “Incivility and Public Participation”. Este número foi editado no âmbito da atividade do GT de Públicos e Audiências da SOPCOM (de que Marisa Torres da Silva é coordenadora adjunta), em parceria com a Audience Section da IAMCR.

Apesar de o conceito de “incivilidade” ser muito difícil de definir, pode ser considerado como um conjunto de comportamentos que ameaçam a democracia e negam liberdades pessoais. A proposta deste número especial visa, precisamente, refletir sobre como a incivilidade e discursos tóxicos online estão a mudar o contexto e as formas da participação pública mediatizada, gerando efeitos (muitas vezes negativos) em participantes e observadores.

O número especial da Revista Mediální Studia / Media Studies inclui os seguintes contributos:

• Comments that hurt: Incivility in user-generated comments about marginalized groups, de Magdalena Saldaña & Valentina Proust;
  • Facebook as a public arena for women: infringing on democratic ideals and a cause of worry, de Hilde Sakariassen;
  • From “Covid idiots” to “Covidshow and “Covidhysteria”. Analysis of digital news commenters’ verbal aggressiveness and means of linguistics creativity during COVID-19 pandemic in Latvia (2020 – 2021), de Anda Rožukalne & Dite Liepa;
  • Mapping emotional responses across the individual moral system in Social Network ethical public communication: a quasi-experimental study, de Ernestina Lamponi, de Marinella Paciello & Francesca D’Errico.

O número especial está em acesso aberto e pode ser consultado aqui: https://medialnistudia.fsv.cuni.cz/front.file/download?file=medialni_studia_3_2022.pdf