PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE ARTIGOS | JORNALISMO E FICÇÃO

EDITORES DO NÚMERO:
Mar Chicharro-Merayo (Universidad de Burgos)
Javier Mateos-Pérez (Universidad Complutense de Madrid)
Lorena Antezana (Universidad de Chile)

DATAS IMPORTANTES:
Novo prazo de submissão: 7 de fevereiro, 2024
Prazo para a submissão de artigos: de 15 de novembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024
Decisão dos editores: abril de 2024
Data prevista para a publicação: maio/junho de 2024

As contribuições para a edição podem incluir, mas não estão limitadas, aos seguintes tópicos:

• Relação entre géneros noticiosos e formatos de ficção: questões gerais.
  • Criação, divulgação e consumo de produtos em que se conecta informação e ficção.
  • Uso de géneros e estratégias que hibridizam informação e ficção: docudrama, docussérie, reality show.
  • Ética e deontologia profissional face à hibridização de conteúdos e códigos.
  • Narrativas de informação e ficção: sinergias e contágios.
  • A ficção como fonte de informação: o caso da ficção histórica.
  • Ficção televisiva e imaginários jornalísticos. Representações do jornalismo através da ficção. A mulher jornalista na ficção.
  • Jornalismo cinematográfico. Estudos de caso. A adaptação do jornalismo à ficção.
  • Mostrar a realidade. O documentário e o ensaio audiovisual.
  • Os processos de recepção: audiências diante da confusão entre realidade e ficção.

A Revista Media & Jornalismo (RMJ) é uma revista científica de acesso aberto arbitrada por pares, que opera num processo de dupla revisão cega, estando indexada na Scopus. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da Revista. Os artigos podem ser submetidos em Inglês, Espanhol ou Português.

Os manuscritos devem ser submetidos através do website da revista (https://impactum-journals.uc.pt/mj). No acesso à RMJ pela primeira vez, deve registar-se para poder submeter o seu artigo e acompanhá-lo ao longo do processo editorial. Consulte as Instruções para Autores Condições para Submissão e as Políticas editoriais da revista.

Para mais informações, entre em contato pelo email: patriciacontreiras@fcsh.unl.pt