Raquel Madeira, investigadora do ICNOVA e antiga aluna do Mestrado em Artes Cénicas da NOVA FCSH, teve a sua dissertação de mestrado  distinguida com o  Prémio Estudar a Dança, atribuído pelo Museu Nacional do Teatro e da Dança (MNTD). O trabalho, intitulado“Dança e Internet – Conectividade e Participação na Criação Coreográfica”, foi defendido na NOVA FCSH em 2019 , com a qualificação de Excelente, visa  o impacto da internet na dança teatral contemporânea.

“Partindo do pressuposto da ubiquidade da rede no quotidiano das sociedades da comunicação e informação”, este estudo, nas palavras da Madeira, reflete sobre “como e de que forma a Internet tem impacto na Dança teatral contemporânea e pode influenciar a criação coreográfica, a partir da discussão de aspetos relacionados com a conectividade da rede e a participação na arte”, afirma.

O Prémio Estudar a Dança, que celebra o valioso espólio do MNTD, destina-se a galardoar trabalhos académicos de excecional qualidade que contribuam para o conhecimento desta Arte, estimulando o desenvolvimento de uma área disciplinar que tem sido pouco cultivada no nosso país.

O galardão, no valor pecuniário de três mil euros, é uma iniciativa da Direção Geral do Património Cultural (DGPC), através do MNTD e com o patrocínio da Fundação Millennium bcp.

A cerimónia formal de entrega do Prémio Estudar a Dança à investigadora Raquel Madeira decorrerá este ano, em data a anunciar oportunamente.

Palestra pela Profa. Marita Surken

A palestra “Enfrentando Passados Violentos, Repensando o Memorial e o Monumento” decorre no dia 20 de maio às 18h, auditório B2 da NOVA FCSH. Esta

Palestra pelo Prof. YUK HUI

Palestra pelo Prof. YUK HUI 10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1 Entrada Livre Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias Doutoramento em Ciências