Lojas Autónomas: Infraestruturas Sociotécnicas, Imaginários e Governança de Dados

Apresentação

‘Lojas Autónomas: Infraestruturas Sociotécnicas, Imaginários e Governança de Dados’ é um projecto de investigação, financiado pela FCT (ref. 2022.02730.PTDC), e liderado pela Prof. Ana Viseu (PI). Desenvolvido no ICNOVA, o projecto conta com uma equipa multidisciplinar e procura examinar os imaginários e práticas que estão por trás do surgimento das chamadas ‘lojas autónomas’.

As ‘lojas autónomas’ são frequentemente caracterizadas nos media como o futuro das compras: espaços inteligentes, sem caixas ou funcionários e repletos de tecnologia que pode identificar os consumidores e suas ações, economizando tempo e aumentando a conveniência. As referências à autonomia e à automação invocam um conjunto de imaginários relacionados com ideias de inovação e progresso. Apesar de seres ‘autónomos’, estes espaços dependem de vastas infraestruturas que envolvem pessoas, conhecimentos e inúmeras tecnologias (como Internet das Coisas, IA, sensores, algoritmos, visão computacional, aprendizagem automática). Este projecto explora as práticas, imaginários e infraestruturas digitais e materiais destes novos espaços para perceber os mundos que estão a criar.

Portugal é um dos líderes neste esforço de construção do futuro. Em 2019, a SENSEI associou-se à SONAE, uma das maiores cadeias de retalho portuguesas, para abrir o ‘Continente Labs’. Um ano depois, o Pingo Doce abriu a sua própria ‘Lab Store’. Desde então, estas empresas têm avançado na área, tanto no país quanto no exterior.

 

Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos 2022.  Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Referência: 2022.02730.PeX.  Orçamento captado competitivamente: 49 692,29 €.

Data de início: 01/01/202 – Data de fim: 30/12/2024

Equipa

ANA VISEU (PI)
ICNOVA

Paulo Nuno Vicente (Co-PI)
ICNOVA

Plataformas

Ligação à sociedade

Desenvolvimento sustentável

Este projeto contribui para alcançar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projeto refª: 2022.02730.PTDC