Apresentação
De que forma podem as artes, a cultura e a tecnologia reabilitar as nossas cidades? Desde logo, ocupando espaços vazios e ao abandono, criando valor público, através do conhecimento, criatividade e inovação. Mas também estudando novos futuros participativos. Estas são algumas das premissas do consórcio europeu de investigação T-Factor (Horizonte 2020), do qual a Universidade NOVA de Lisboa é parceiro português.
O T-Factor trabalha com diferentes iniciativas de regeneração na Europa e fora dela, desenvolvendo uma plataforma internacional de apoio e intercâmbio de conhecimentos. O piloto português, ao qual a NOVA de Lisboa se associa, está relacionado com a conversão do antigo estabelecimento prisional da Trafaria no Instituto da Arte e Tecnologia (NOVA IAT). A iniciativa reúne a Faculdade de Ciência e Tecnologia (NOVA FCT) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) para fomentar uma maior colaboração e investigação nas artes e tecnologia.
Integrado no projeto europeu T-Factor, o piloto local português tem várias propostas e múltiplas missões para usos e atividades “no entretanto” que podem contribuir positivamente para o futuro NOVA IAT, bem como para as comunidades vulneráveis, em risco de gentrificação grave e desaparecimento.
Coordenação ICNOVA:
Carla Fernandes
Missão 1
Aumentar o conhecimento e a consciência sobre as identidades locais, bastante diversificadas e únicas, através do enriquecimento do capital relacional e do património local. O objetivo mais geral é aumentar a participação e colaboração local tanto no seio da comunidade local como entre os cidadãos e a universidade.
Missão 2
A segunda missão visa desenvolver programas de formação baseados na Trafaria, centrados na arte e na tecnologia, com uma forte ênfase no contexto local. O objetivo final é desenvolver novas competências e capacidades, melhorando ao mesmo tempo o acesso aos recursos e oportunidades para a população local.
Missão 3
Melhorar a Trafaria como um lugar, facilitando o desenvolvimento e acesso a novos serviços e oportunidades na área, aumentando a atratividade geral e melhorando a percepção externa e auto-perceção da Trafaria.
Equipa
Carla Fernandes – Coordenação Geral e gestão do Trafaria Pilot (Lisbon Coalition)
ICNOVA
João Mário Grilo
IFILNOVA
Nuno Correia
NOVA LINCS
Rita Macedo
IHA
Margarida Brito Alves
IHA
Carolina Boldoni
CRIA
Márcia Vilarigues
VICARTE
Recursos
Museu da Trafaria
Formação
Plataformas
Website
Ligação à sociedade
- Atividades artísticas com a comunidade da Trafaria (p.ex. fado itinerante, slam poetry).
- Repositório digital de memórias da comunidade (podcast Contos da Trafaria)
- Museu em co-criação com a comunidade.
Desenvolvimento sustentável
Este projeto contribui para alcançar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Grant Agreement 868887 (2020-24) / Financiamento: EU – Horizon 2020 Framework Programme