T-Factor (Portugal)

Apresentação

De que forma podem as artes, a cultura e a tecnologia reabilitar as nossas cidades? Desde logo, ocupando espaços vazios e ao abandono, criando valor público, através do conhecimento, criatividade e inovação. Mas também estudando novos futuros participativos. Estas são algumas das premissas do consórcio europeu de investigação T-Factor (Horizonte 2020), do qual a Universidade NOVA de Lisboa é parceiro português. 

O T-Factor trabalha com diferentes iniciativas de regeneração na Europa e fora dela, desenvolvendo uma plataforma internacional de apoio e intercâmbio de conhecimentos. O piloto português, ao qual a NOVA de Lisboa se associa, está relacionado com a conversão do antigo estabelecimento prisional da Trafaria no Instituto da Arte e Tecnologia (NOVA IAT). A iniciativa reúne a Faculdade de Ciência e Tecnologia (NOVA FCT) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) para fomentar uma maior colaboração e investigação nas artes e tecnologia.

Integrado no projeto europeu T-Factor, o piloto local português tem várias propostas e múltiplas missões para usos e atividades “no entretanto” que podem contribuir positivamente para o futuro NOVA IAT, bem como para as comunidades vulneráveis, em risco de gentrificação grave e desaparecimento.

Coordenação ICNOVA:
Carla Fernandes

Aumentar o conhecimento e a consciência sobre as identidades locais, bastante diversificadas e únicas, através do enriquecimento do capital relacional e do património local. O objetivo mais geral é aumentar a participação e colaboração local tanto no seio da comunidade local como entre os cidadãos e a universidade.

A segunda missão visa desenvolver programas de formação baseados na Trafaria, centrados na arte e na tecnologia, com uma forte ênfase no contexto local. O objetivo final é desenvolver novas competências e capacidades, melhorando ao mesmo tempo o acesso aos recursos e oportunidades para a população local.

Melhorar a Trafaria como um lugar, facilitando o desenvolvimento e acesso a novos serviços e oportunidades na área, aumentando a atratividade geral e melhorando a percepção externa e auto-perceção da Trafaria.

Equipa

Carla Fernandes  – Coordenação Geral e gestão do Trafaria Pilot (Lisbon Coalition)
ICNOVA

João Mário Grilo
IFILNOVA

Nuno Correia
NOVA LINCS

Rita Macedo
IHA

Margarida Brito Alves
IHA

Carolina Boldoni
CRIA

Márcia Vilarigues
VICARTE

Plataformas

Ligação à sociedade

  • Atividades artísticas com a comunidade da Trafaria (p.ex. fado itinerante, slam poetry).

  • Repositório digital de memórias da comunidade (podcast Contos da Trafaria)

  • Museu em co-criação com a comunidade.

Desenvolvimento sustentável

Este projeto contribui para alcançar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Grant Agreement 868887 (2020-24) / Financiamento: EU – Horizon 2020 Framework Programme