ySKILLS (Portugal)

“Fazer este estudo foi bastante bom. Eu própria refleti bastante sobre o assunto, porque havia lá umas coisas… lá está, eu nunca tinha pensado nesta competência específica nem sabia que era uma competência digital. Fiquei a conhecer bastante sobre mim mesma. E é importante percebermos como podemos ajudar a melhorar as competências digitais, para melhorar daqui para a frente.”

– Adolescente participante no estudo, 16 anos

O projeto europeu ySKILLS estudou as competências digitais na adolescência. Portugal integrou o estudo longitudinal (2021-2023), em seis países, sobre a evolução dessas competências. Encontra aqui o relatório desse estudo, o kit de educação e outros recursos disponíveis em português.

Recursos

Kit de Educação - Contém dois módulos (Avaliar e Explorar) com seis atividades que exploram competências e conhecimentos digitais trabalhados no projeto ySKILLS.
Animação: Direitos da criança no mundo digital - A animação apresenta os 11 princípios que devem ser assegurados para garantir os direitos da criança em ambiente digital. Legendada em português
Saúde mental e competências digitais: 8 conclusões de jovens - Infografia com conselhos de jovens em acompanhamento psicológico para outros jovens sobre as suas experiências e desafios digitais
Quatro perfis de competências digitais entre adolescentes - Caracteriza como se apresentavam os adolescentes referente às suas competências digitais, no primeiro ano do estudo longitudional (2021).
Kit para adolescentes sobre competências digitais - Apresenta em linguagem acessível a crianças e adolescentes o modo como o projeto ySKILLS estudou as competências digitais. Com apresentação (Power Point) e guião da sessão para facilitadores/ professores.
Jovens, saúde mental e competências digitais: 9 recomendações para profissionais - O que jovens em acompanhamento psicológico gostariam que psicólogos e profissionais de saúde tivessem presente sobre os seus desafios e experiências digitais.
yDSI: youth Digital Skills indicator -Apresenta o indicador de avaliação das competências digitais (em português) usado no estudo longitudional ySKILLS.
Portugal no projeto europeu ySKILLS - Cristina Ponte fala da contribuição da Universidade NOVA de Lisboa neste estudo europeu.
Jovens e pesquisa de informação: entre perceções e práticas - Compara competências reportadas pelos adolescentes com os resultados dos testes de desempenho ySKILLS, realizados em 2022.
Estudos sobre competências digitais na adolescência - Apresentação sumária da revisão sistemática de literatura (2010-2020) sobre competências digitais.
Digital skills and literacy for children’s rights - Relatório interativo sobre os resultados finais do projeto ySKILLS, em inglês.
Action points for EU policy on children’s rights - Orientações para políticas europeias sobre direitos digitais, em inglês.

Equipa

Cristina Ponte (Coordenação)
ICNOVA

Susana Batista
CICS.NOVA

Rita Baptista
ICNOVA

Lídia Maropo
CICS.NOVA

Teresa Sofia Castro
CICANT

Plataformas

Ligação à sociedade

  • Presença no Relatório Anual do Conselho Nacional de Educação 2020/21.

  • Formações de curta duração a professores para discutir e refletir os resultados do projeto.

  • Participação em diversos webinares para professores, académicos e estudantes.

  • Apresentações em escolas sobre os resultados do questionário longitudinal.

  • Colaboração no MOOC – Cidadão Cibersocial com o Centro Nacional de Cibersegurança.

  • Colaboração com Centro Português do Desporto e Juventude em feiras de educação, trabalho e formação (Futurália e Qualifica).

  • Auscultação a adolescentes refugiados ucranianos usando o instrumento aplicado com os refugiados no estudo qualitativo sobre vulnerabilidades e competências digitais (foto).

  • Participação com workshop no Dia Europeu da Internet Segura (Ponta Delgada, Açores).

Desenvolvimento sustentável

Este projeto contribui para alcançar 7 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Financiamento União Europeia – H2020 –  Referência – Research & Innovation Programme, Grant Agreement nº. 870612.