com uma conversa com a autora
27 e 30 maio // 2, 4 e 6 junho 17h30 -19h30
Art and the Politics of Spectatorship: from digital divide to digital ecology
O workshop de investigação “Art and the Politics of Spectartoship: from digital divide to digital ecology”, propõe uma oficina de leitura em torno de textos centrais de Claire Bishop, incluindo no seu programa uma conversa com a autora.
Percorrendo alguns dos campos centrais da sua obra (como a arte participativa e social, e a intermedialidade e performatividade na arte contemporânea) esta proposta convoca uma das linhas de força da sua investigação – a análise das condições culturais, políticas e técnicas de perceção e da atenção. Trata-se compreender as virtualidades e disrupções da experiência estética contemporânea, assim como a possibilidade da sua reparação e, com ela, a de uma dimensão fundamental da nossa relação ao mundo.
Claire Bishop, professora na Graduate School da City University of New York (CUNY) é uma das mais relevantes historiadoras e teóricas da arte contemporânea, com um pensamento original e uma obra amplamente reconhecida no plano académico, publicando também regularmente como crítica de arte em revistas como a ARTFORUM
Coordenação: Maria Teresa Cruz (ICNOVA)
Inscrições via email: digitaltransition@fcsh.unl.pt, até 26 de maio.
Certificado de Participação.
ORGANIZAÇÃO
AHDT – Artes e Humanidades em Transição Digital (Site: https://ah-digitaltransition.fcsh.unl.pt/researchgroups/)
CCNT – Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (Doutoramento em Ciências da Comunicação)
ICNOVA – Instituto de Comunicaçao da NOVA, Grupo de Cultura, Mediação e Artes