IN&OUT of the BOX reflete sobre criação literária e artística na era da IA generativa
O projeto IN&OUT of the BOX tem promovido diálogos sobre os impactos da inteligência artificial e das novas tecnologias na criação literária e artística.
No dia 28 de outubro, especialistas reuniram-se para discutir criação literária e textualidade na era da IA generativa com Rui Torres (ICNOVA / UFP), António Branco (FCUL) e Golgona Anghel (NOVA FCSH), sob moderação de Teresa Cruz (ICNOVA).
Rui Torres apresentou exemplos da sua produção poética no campo da literatura eletrónica, explorando escrita combinatória e processos de criação algorítmica. António Branco explicou o funcionamento e impacto dos grandes modelos de linguagem (LLMs), esclarecendo dúvidas sobre como essas tecnologias processam e geram texto. Golgona Anghel abordou os desafios e transformações da escrita literária no ambiente digital, refletindo sobre novas formas de autoria e mediação tecnológica.
O ciclo seguiu para o Porto no dia 4 de novembro, com uma sessão na Escola das Artes que contou com Catarina Braga, Igor Jesus, Nuno Crespo e Aida Castro (ICNOVA). Esta conversa centrou-se na relação entre criação artística e os novos imperativos técnicos que moldam as indústrias criativas contemporâneas.
As sessões fazem parte do ciclo “Conversas sobre as Caixas Pretas: Inteligência, Criatividade, Tecnologia”, coordenado pelo grupo Cultura, Mediação & Artes do ICNOVA, em parceria com FBAUL, CICS.NOVA, HSK-Saar e K8 Institut für Strategische Ästhetik.
Saiba mais: https://outofbox.fcsh.unl.pt/











