OMEDIALITERACY

Que formas de literacia mediática têm sido mais eficazes para lidar com a crescente desinformação? O que nos dizem os estudos experimentais, as políticas e as ações de literacia mediática? Que recomendações podem ser retiradas para decisores de políticas, educadores, jornalistas, público interessado?

Recursos

Infografia para decisores de políticas públicas sobre políticas, iniciativas e recomendações para ações de literacia mediática. Consultar aqui.
Infografia para educadores sobre políticas, iniciativas e recomendações para ações de literacia mediática. Consultar aqui.
Infografia para jornalistas sobre políticas, iniciativas e recomendações para ações de literacia mediática. Consultar aqui.

Objetivos

Os objetivos deste projeto são identificar o conhecimento existente sobre os efeitos da desinformação na Europa, comparar as políticas atuais sobre literacia mediática e desinformação nos países membros e identificar boas práticas para superar a desinformação.

Este estudo europeu, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pelo programa EMIF, conta com um consórcio de quatro universidades: Universidade Autónoma de Barcelona (que coordena), Universidade Livre de Amesterdão, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Viena.

 
Data de início: 01/02/202 – Data de fim: 31/12/2023

Equipa

Cristina Ponte (Coordenação)
ICNOVA

Rita Baptista
ICNOVA

Andreia Teles Vieira

Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)

Ioli Campos

Universidade Católica Portuguesa

Ana Filipa Joaquim

Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI-NOVA)

 

 

Plataformas

Ligação à sociedade

  • Estão disponíveis, em português, infografias dirigidas a jornalistas, educadores, decisores de políticas e outro públicos interessados. Estas incidem sobre políticas, iniciativas e recomendações dos estudos de literacia mediática.

Objetivos Desenvolvimento Sustentável

Este projeto contribui para alcançar Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Financiamento: Fundo Europeu para os Meios de Comunicação Social e a Informação (FEMI) da Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto Universitário Europeu.