Ana Viseu, investigadora e professora no Instituto de Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, participou na 19ª temporada do programa Sociedade Civil, programa exibido toda quintas-feiras as 14h00, no canal 2 da RTP. Em episódio dedicado ao tema “Novos Media” o programa abordou como os novos media têm impactado o cotidiano e o modo que encaramos a realidade hoje.

No episódio, a investigadora ponderou sobre os pontos positivos e negativos dos novos medias: “É verdade que hoje em dia quase todos têm um smartphone e isso é uma democratização tremenda em termos de acesso à cultura (…) Tenho críticas aos abusos dos novos media, mas de facto é fabuloso termos capacidade de aceder a tudo que se passa no mundo com apenas um toque no telemóvel.”

Viseu apontou ainda que o modelo de negócios dos novos media hoje tem sido radicalmente diferente dos media clássicos e mais antigos. Compreender esse novo modelo de negócios é importante, principalmente para governos e reguladoras. “Somos nós que pagamos online pelo modelo de negócios das mídias digitais. E pagamos nós, como? Com os dados. Quando eu facilito acesso aos meus dados pessoais e privados.”.

Apesar do cenário preocupante, a investigadora afirmou estar otimista e acredita que nos próximos anos veremos enormes transformações, nomeadamente na regulação dos novos media, pois desde 2016 com a eleição de Trump, verifica-se que governos e reguladoras têm criado políticas públicas e novas legislações (tais como Digital Services Act o On-line Service Act) na Europa e nos Estados Unidos, de forma a regular as redes sociais e Big Techs.

“O Código é poder (…) Hoje sabemos que os dados não são neutros e os dados são novas formas de poder, os dados e novas media podem moldar nossa forma dever a  realidade. (…) Felizmente reguladoras e os governos têm prestado mais atenção às redes sociais e às big techs.” – concluiu Viseu.

Viseu ainda falou do projecto Lojas Autônomas, desenvolvido no iNOVA Media Lab do ICNOVA, que busca pensar as mudanças e impactos das novas tecnologias no cotidiano das cidades e como a tecnologia tem transformado a cidade numa “forma mediática”.

O programa completo está disponível na RTP Play, aqui: https://www.rtp.pt/play/p12678/sociedade-civil

Para ver mais sobre o projeto Lojas Autônomas: https://autonomoustores.fcsh.unl.pt/?page_id=490&lang=pt

Sobre o programa “Sociedade Civil”: Cinco dias por semana, cinco temas de interesse com apresentação de Luís de CastroO Sociedade Civil é um programa com História que quer fazer cada vez mais parte do dia-a-dia de todos os portugueses. São questões públicas debatidas por gente distinta, temas particulares apresentados de forma clara. Apresentado pelo jornalista Luís Castro, de segunda a sexta-feira, às 14h00, na RTP2 e noutros horários nos canais internacionais. Classificação Indicativa: Livre/Todos.

Sobre o episódio: Quando Guttenberg inventou a imprensa, em 1455, era um Novíssimo Media. A mudança sempre foi natural na comunicação, mas que impacto tem hoje a inovação na maneira como consumimos os media? É o tema do próximo Sociedade Civil…

Palestra pela Profa. Marita Surken

A palestra “Enfrentando Passados Violentos, Repensando o Memorial e o Monumento” decorre no dia 20 de maio às 18h, auditório B2 da NOVA FCSH. Esta

Palestra pelo Prof. YUK HUI

Palestra pelo Prof. YUK HUI 10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1 Entrada Livre Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias Doutoramento em Ciências