Carla Fernandes, Cláudia Madeira e Raquel Madeira, investigadoras do ICNOVA e do grupo Performance e Cognição, participam na segunda edição do Festival de Arte Digital da Trafaria – Periphera, que decorre de 14 a 16 de novembro no Convento dos Capuchos e na Trafaria.
O festival propõe uma reflexão sobre as interseções entre arte e tecnologia, promovendo a criatividade, a inclusão e o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. Ao longo de três dias, o público poderá assistir a exposições, performances, palestras, workshops e demonstrações de projetos e empresas inovadoras.
As palestras e workshops irão abordar temas que variam entre o uso de novas tecnologias em contextos criativos e a forma como a arte pode ser uma ferramenta de reflexão social e cultural. O festival é uma oportunidade para o público experimentar estas ligações de uma forma acessível e interativa.
As investigadoras serão moderadoras da conversa que se segue à performance de Ana Borralho e João Galante, intitulada Manual de resistência para 2050.
🔗 Saiba mais sobre a performance: trafariacriativa.art/periphera/exposicoes/resistencia.html
Este programa é apresentado pelo projeto Self-Uncensored e inclui um debate com os artistas e com Ricardo Lafuente como convidado, em colaboração com o Grupo de Performance e Cognição do ICNOVA (FCSH/NOVA), com moderação de Carla Fernandes, Cláudia Madeira e Raquel Madeira, centrando-nos nos propósitos do Self-Uncensored e na dimensão levantada pela conferência-performance, propondo uma reflexão a partir das “Resistências à vigilância tecnológica na arte”.
Mais informações sobre o festival disponíveis em:
🔗 trafariacriativa.art/periphera/festival.html





