Paulo Nuno Vicente, investigador do ICNOVA e coordenador do iNOVA Media Lab, integrou o Grupo de Especialistas do Conselho da Europa (Council of Europe) em Inteligência Artificial e Educação.

Em setembro-outubro de 2022 o Grupo, composto por especialistas de diversos países da U.E, analisou o impacto da Inteligência Artificial (IA) nos direitos humanos, na democracia e no estado de direito.

O grupo conduziu uma pesquisa para entender melhor as relações entre IA e educação, bem como as estratégias existentes sobre o assunto, e como parte dos recursos desenvolvidos foi publicada a infografia “O Estado da Inteligência Artificial e a Educação na Europa”.

Os resultados revelam que a maioria dos países membros não possui políticas específicas para a IA na educação. O estudo destaca a necessidade urgente de políticas e estratégias dedicadas à IA na educação para garantir o respeito aos valores do Conselho da Europa. Afirma-se que é crucial que os Estados membros desenvolvam competências para usar a IA de forma responsável e compreender suas implicações na vida cotidiana.

Além disso, enfatizou-se a importância do envolvimento ativo de stakeholders tais como educadores, pais e alunos, na elaboração dessas políticas, uma vez que são diretamente afetadas por elas.

Embora os resultados apontem para um interesse crescente na integração da IA na educação, concluiu-se que é necessário um esforço coletivo para garantir que as políticas estejam alinhadas com um uso ético e responsável da tecnologia.

A publicação na integra está disponível gratuitamente na ligação abaixo, em inglês:

https://www.icnova.fcsh.unl.pt/wp-content/uploads/2024/03/The-State-of-Artificial-Intelligence-in-Education-infographic.pdf

Esse e outros recursos podem ser consultados gratuitamente aqui: https://www.coe.int/en/web/education/artificial-intelligence-and-education