Performance e Cognição
Estruturas e estratégias dramáticas estão presentes em todos os níveis de comunicação.
Perfil
Áreas de intervenção
Estudos sobre presença para uma melhor performatividade.
Linha de investigação relacionada com a tensão entre organicidade e artificialidade.
Tomadas de decisão em ambientes criativos
Compreensão mais ampla dos processos composicionais e de improvisação em artes performativas e, consequentemente, da complexidade da mente humana, tendo em conta o carácter dinâmico da comunicação multimodal.
Arqueologia da arte da performance portuguesa e da performatividade nas artes
Documentação digital e arquivos das artes performativas num mundo de mediações e "artivismo".
A NOVA FCSH, que acolhe o ICNOVA, foi pioneira nesta abordagem, ao criar em 1993 a disciplina de Teorias do Drama e do Espectáculo e em 2008 um Mestrado em Artes Cénicas. Desde então que a nossa investigação tem vindo a reforçar a articulação com o ensino, novas metodologias e abordagens.
Coordenação: Carla Fernandes
Projetos
Investigadores
Clique na fotografia de cada investigador para aceder ao respetivo detalhe.
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Ana Pais
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Clara Gomes
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Cláudia Madeira
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Fátima Chinita
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Paulo Filipe Monteiro
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Pedro Florêncio
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Salomé Lopes Coelho
- Ciência ID
- Scopus ID
- Website

Sílvia Pinto Coelho
Últimos artigos
- Notícias
- |
A FCT concluiu, a 15 de abril de 2025, os resultados preliminares da “Avaliação das Unidades de I&D”, mantendo o ICNOVA com a classificação
com a comunidade da NOVA FCSH em torno das questões de género na Programação. 12 MAIO 2025 18H00 – 21H00 AUD. 3 TORRE B NOVA FCSH
O ciclo “(Des)programar? Discursos e práticas em artes cénicas”, organizado pela investigadora do ICNOVA Cláudia Madeira, os alunos do seminário de Programação de Artes