A Conferência Internacional “Portugal, Espanha e mais além (1974-1977). Revolução, transição e movimentos sociais” decorre entre os dias 14 e 15 março das 09h30 às 18h00 na Biblioteca Nacional de Lisboa e no Auditório do Instituto Cervantes. A entrada é livre e gratuita.

Sobre: Entre 1974 (ano do 25 de abril) e 1977 (data das primeiras eleições gerais em Espanha), a Península Ibérica viveu o fim de duas longas ditaduras e o início dos seus regimes democráticos. Embora muito diferentes nos seus processos de formação e transição, as experiências portuguesa e espanhola possuem aspetos comuns. Um deles, que constitui o foco deste congresso, é o surgimento de movimentos sociais que contribuíram para aprofundar a democratização real do sistema.

Organizado pelo Instituto de História Contemporânea (Instituto de História Contemporânea), em parceria com Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA NOVA FCSH) e o Departamento de Ciência da Comunicação da Universidade Complutense de Madrid, este seminário compara os movimentos populares de base em Portugal e Espanha na década de 1970 e conta ainda com uma mostra paralela de filmes no Instituto Cervantes de Lisboa.

+ INFO: https://www.bnportugal.gov.pt/index.php…

Organização: Carla Baptista (ICNOVA), Luís Trindade (IHC), Rafael Tranche (UCM).

Consulte a programação completa abaixo:

Este evento é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020, UIDB/05021/2020 e LA/P/0132/2020.