Os Professores Inês Beleza Barreiros e José Santana Pereira serão os próximos Visiting Professors no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, uma das melhores instituições de ensino superior dos Estados Unidos, no ano lectivo 2024/2025.

Este programa resulta de uma parceria entre a FLAD e a Universidade de Brown, ao abrigo do qual todos soa anos são selecionados dois professores portugueses ou a residir em Portugal para lecionarem um semestre na Universidade de Brown, no âmbito das áreas da História ou Ciências Sociais (e.g. Sociologia, Antropologia ou Ciências Políticas), abordando Portugal contemporâneo, podendo ser a temática alargada a sociedades de expressão portuguesa e/ou ter uma dimensão comparativa internacional.

Para o concurso relativo ao ano lectivo de 2024/2025, o júri de seleção foi composto por António Costa da Pinto  (Universidade de Lisboa), Cristiana Bastos (Universidade de Lisboa), Elsa Henriques (membro do Conselho Executivo da FLAD e presidente do júri) e Onésimo Teotónio Almeida (representante da Brown University).

Inês Beleza Barreiros é investigadora colaboradora do ICNOVA, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde é co-gestora do comité nacional do projecto europeu COST TRACTS – Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice e co-líder do Grupo de Trabalho de Cultura Visual da SOPCOM – Associação Portuguesa das Ciências da Comunicação. É também editora da revista La Rampa – Art, Life & Beyond.  A investigadora irá leccionar em Brown no semestre de outono de 2024, o curso semestral Anti-colonial, Postcolonial, and Decolonial Critiques and Praxis in the Portuguese-speaking World.

Parabéns aos selecionados e bom trabalho! 👏👏👏👏

(Texto: Divulgação FLAD).

Saiba mais em: https://www.flad.pt/ines-barreiros-e-jose-santana…/