Jaime Lourenço, investigador ICNOVA, e Paula Lopes (LabCom) são os coordenadores do recém-lançado livro Literacia(s) & Cidadania(s). A obra pretende ser, segundo o Prólogo dos coordenadores, “um contributo para pensarmos (e repensarmos) clássicas e emergentes literacias, novas formas de olhar a cidadania, os valores, as atitudes, a vida”.

Além das funções de cocoordenação, Jaime Lourenço assina também o capítulo do livro “Pela libertação do homem: o jornalismo cultural enquanto promotor da consciência cultural e da cidadania”. Maria do Carmo Piçarra, também investigadora ICNOVA, é autora do capítulo “Ler imagens em movimento: educar para e pelo cinema”.

Os dois capítulos constam da Parte I da obra, que reúne contributos de vários autores sobre múltiplas literacias e questões associadas à cidadania. A Parte II é dedicada a entrevistas, enquanto a Parte III inclui estudos desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Comunicação Aplicada da Universidade Autónoma de Lisboa.

O livro dá início à nova coleção “Livros NIP-C@M”, resultado de um protocolo estabelecido entre o núcleo de investigação do departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa – instituição na qual ambos os coordenadores são professores – e a editora Livros Horizonte (LH).

O livro está disponível na editora LH e noutras livrarias habituais.