10 de maio, 18H, NOVA FCSH, Aud B1

Entrada Livre

Seminário de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias

Doutoramento em Ciências da Comunicação

Com uma obra profícua e interveniente, Yuk Hui é um dos pensadores mais relevantes da contemporaneidade, no campo da cultura, da técnologia, da epistemologia, da política e da arte. Em problemáticas como as do digital e da cibernética, da arte e da técnica, do sujeito político e da soberania, tem introduzido novos conceitos como os de cosmotécnica e tecnodiversidade ou da arte como revolução epistémica. Relançado na cultura contemporânea alguns dos debates e autores fundamentais do ocidente, tem-nos introduzido também a outras epistemologias e cosmologias não ocidentais. A sua obra publicada inclui: On the Existence of Digital Objects (2016), The Question Concerning Technology in China. An Essay in Cosmotechnics (2016), Recursivity and Contingency (2019), Art and Cosmotechnics (2021) and Machine and Sovereignty (publicação prevista em 2024).

YUK HUI é Professor da Universidade Erasmus, Roterdão (Cátedra Human Conditions) e da Universidade de Hong Kong.  Estudou engenharia de computdores na Universidade de Hong Kong, obteve o seu Doutoramento em filosofia da técnica na Universidade de Goldsmith (UK) com Bernard Stiegler, e a sua Agregação  na Universdiade de Leuphana (Alemanha)

Organização:

NOVA FCSH – Doutoramento em Ciências da Comunicação

Especialidade de Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias (CCNT

ICNOVA – Instituto de Comunicação da UNL

Grupo de Investigaçáo em Cultura, Mediação e Artes (Gr CMA)

Coordenação: Maria TeresaCruz (Gr CMA e Doutoramento CCNT)