Teresa Castro, investigadora do ICNOVA, é a nova directora da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian

Segundo o jornal Público, Teresa Castro, historiadora da fotografia e do cinema e investigadora do ICNOVA, foi nomeada directora da delegação francesa da Fundação Calouste Gulbenkian.

Professora universitária na Sorbonne Nouvelle – Paris 3 e investigadora do Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel (IRCAV) e do Centre Alexandre-Koyré, Teresa Castro sucede a Nuno Vassallo e Silva, recentemente nomeado presidente da Fundação Centro Cultural de Belém (CCB).

Com um percurso académico e profissional de destaque, Teresa Castro é licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Digital Art History pelo Birkbeck College de Londres e em Estudos Fílmicos e Audiovisuais pela Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde também concluiu o doutoramento em Estudos Fílmicos. Além da sua actividade docente e de investigação, tem trabalhado como crítica e programadora cultural e de cinema.

Teresa Castro é investigadora integrada no ICNOVA e membro do grupo de investigação Cultura, Mediação & Artes.

A nomeação de Teresa Castro reforça o papel relevante da investigação académica na promoção cultural internacional e representa um reconhecimento do seu contributo nas áreas do cinema, da fotografia e da história das ciências e técnicas.

📎 Saiba mais: Notícia no Público

Comunicado da Fundação Gulbenkian