Acaba de ser publicado o n.º 57 (2022) da Revista de Comunicação e Linguagens, uma publicação ICNOVA, com o tema “Descolonizar a Visualidade: Olhares, Consciências, Modos de Pensar e Agir”.

Esta edição propôs-se refletir sobre descolonização da visualidade, com as palavras “olhares, consciências, modos de pensar e agir” usadas precisamente para assinalar a abrangência que o termo visualidade propõe, notando os vasos comunicantes que se estabelecem entre imagens exteriores e imagens mentais interiores, entre pensamentos e ações, entre percepções e representações e o papel desempenhado pelas imagens nos processos de aculturação e interiorização das normas sociais, ou seja, na constituição de subjetividades e formas de sociabilidade. Do mesmo modo que constituem formas de expressão de subjetividades alternativas, participando nas mudanças sociais.

O novo número (PT/ENG) tem como editores Teresa Mendes Flores (ICNOVA, NOVA FCSH e Universidade Lusófona), Filipa Duarte de Almeida (Universidade Omar Bongo, Libreville) e Joseph Tonda (Universidade Omar Bongo, Libreville).

Ao longo de mais de 300 páginas, poderá encontrar artigos de Hadley Howes, Laura Smith, Uschi Klein, Catarina Laranjeiro, Julia Stachura, Rui Filipe Antunes, Ana Lucia Araujo, Tainan Barbosa, Sílvio Marcus de Souza Correa, Mariana Gomes da Costa, Beatriz Avila Vasconcelos e Tomás Ribas; ensaios visuais de Vishvesh Prabhakar Kandolkar e R.Benedito Ferrão, Matamba Kombila e Ana Janeiro; e uma recensão de Sílvio Marcus de Souza Correa.