Coordenador: Paulo Nuno Vicente
Criado em janeiro de 2016, o iNOVA Media Lab tem como missão traduzir o conhecimento científico em soluções reais para os media contemporâneos, ao mesmo tempo que aborda o desafio da perda de ligação entre as instituições de I&D, as comunidades locais e a indústria. O iNOVA Media Lab desenvolve pesquisa sobre a convergência dos media digitais e as tecnologias emergentes em torno de seis áreas temáticas: 1) narrativa imersiva e interativa, 2) visualização de informação, 3) métodos digitais e plataformas web, 4) comunicação de ciência, 5) jornalismo digital e 6) o futuro da educação.
Assumindo um compromisso no domínio da partilha de ciência e conhecimento, e desenvolvendo a interseção entre as ciências sociais e as tecnologias digitais, o laboratório impulsiona o triângulo entre a Pesquisa Aplicada – Educação – Ligação à Sociedade em colaboração direta com as comunidades nacionais e internacionais, parceiros académicos e industriais, contribuindo para um ecossistema de pesquisa criativa, construtivo e sustentável.
Membro ativo do Programa UT Austin-Portugal – International Collaboratory for Emerging Technologies, o iNOVA Media Lab está equipado com recursos tecnológicos de última geração que são indispensáveis para a sua intensidade laboratorial no processo de pesquisa experimental, desenvolvimento de produtos e manutenção de arquivos abertos e prestação de serviços internos e externos (produção multimédia, comunicação digital, consultoria e formação na área dos media).
Website: http://inovamedialab.org/