Contrariar o ceticismo sobre toda a informação online é uma das recomendações do projeto OMEDIALITERACY, onde o ICNOVA participou. Para isso é preciso ser capaz de distinguir as fontes de informação fiáveis das que não o são. E isso faz parte da literacia mediática.

Para contrariar a desinformação que afeta pessoas, organizações e a própria sociedade, são necessários mais programas consistentes de literacia mediática, aponta o projeto OMEDIALITERACY, financiado pelo programa EMIF e a Fundação Gulbenkian.

Um dos seus objetivos foi identificar o impacto de ações de literacia mediática, a partir de estudos já realizados. E alguns resultados desses estudos constituem “um alerta”, aponta Cristina Ponte, coordenadora da equipa portuguesa. Por exemplo, apenas uma em cinco ações de literacia mediática avalia os seus efeitos a longo prazo e quase metade das ações colocam os seus destinatários numa posição passiva de exposição à mensagem.

Outros resultados destes estudos sobre impactos de ações de literacia mediática permitiram ao projeto OMEDIALITERACY identificar características que contribuem para a eficácia dessas ações. As atividades devem ser curtas, adequadas a diferentes públicos, simples e repetidas com frequência, e decorrer em horários convenientes. Devem promover sobretudo as competências de seleção, como verificar a fonte de um artigo, a sua veracidade, a intenção persuasiva do título ou o meio de divulgação que é usado.

Por sua vez, a avaliação dos efeitos destas intervenções deve ir além do rigor da apreciação e considerar os efeitos psicológicos implicados, como conhecimento, crenças, atitudes, intenções e comportamentos dos participantes, destacam as conclusões destes estudos.

Liderado pela Universidade Autónoma de Barcelona, o consórcio do projeto OMEDIALITERACY envolveu a Universidade de Viena, a Universidade Livre de Amsterdão e a Universidade NOVA de Lisboa analisou também políticas e iniciativas internacionais, europeias e dos países envolvidos.

Destinadas a vários públicos, como jornalistas, educadores e decisores de políticas públicas, foram produzidas infografias com as sínteses dos resultados do projeto nas várias línguas dos países participantes.

Literacia Mediática para Combater a Desinformação – Notas para jornalistas. Consultar aqui.

Literacia Mediática para Combater a Desinformação – Notas para Decisores de Políticas Públicas. Consultar aqui.

Literacia Mediática para Combater a Desinformação – Notas para Educadores. Consultar aqui.

Mais informações poderão ser encontradas no website do projeto: aqui.